https

HTTPS – Qual a importância do https?

A segurança de um site é uma questão cada vez discutida no meio interligado.

E quando acessamos sites de banco ou lojas virtuais, recebemos muitas vezes inúmeros tipos de avisos para verificar o cadeado de segurança ou observar a sigla HTTPS na barra de endereços do navegador, e o https é um protocolo de segurança para o padrão web, e o HTTP define, páginas em que o usuário insere os seus dados em formulários e como o servidor envia mensagens de erro para o navegador do usuário.

No entanto, como o HTTP é um protocolo baseado em texto, ou seja, toda a informação transmitida está em texto, os dados do usuário e do servidor podem ser interceptados ou alterados no meio do caminho.

Problemas do tipo em que um usuário na rede pode interceptar os seus dados e lê-los ou, pior, alterar a página que você recebe ou a informação que envia para o servidor. De fato, problemas mais graves e imediatos podem acontecer de forma constante quando se é usado o http.

Porém usando o HTTPS medidas de segurança são tomadas como acrescentando-se uma camada de segurança, que faz com que os dados sejam enviados com encriptação, tornando-os imperceptíveis para quem os tentar visualizar.

A internet é uma plataforma aberta em livre para quem quiser acessar-lá o que significa que não existe um verdadeiro policiamento sobre os conteúdos existentes, nem sobre a forma como estes são disponibilizados para o público, apesar das medidas tomadas pelos operadores de telecomunicações. Por isso é importante proteger as suas informações e as dos seus utilizadores contra ataques, fraude ou roubo de identidade.

Para ter o site completamente seguro e beneficiar totalmente de SSL/TLS, bem como obter um impulsionamento de um bom SEO a partir dele, é fundamental ter o protocolo HTTPS ativo em todas as páginas do seu site.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *